domingo, 17 de janeiro de 2016

Serra de Santa Justa




A Serra de Santa Justa faz parte de uma vasta zona florestal na qual se incluem também as Serras de Pias e de Castiçal, abrangendo os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes.

Com todo o potencial que tem para ser o verdadeiro Parque Metropolitano da AMP, encontra-se extremamente degradada, quer ao nível florestal, extensas matas degradadas de eucalipto cobrem a maior parte da serra, quer ao nível do ordenamento pois as urbanizações já lhe fazem ataque cerrado chegando algumas mesmo já a começar a subir as suas encostas.

Para além disso conta no seu interior com várias lixeiras e depósitos de sucata, ou seja, como em vários sítios do país, tudo o que não é urbanizado não serve para nada a não ser para depositar lixo...

Apesar do "ataque" lá se vai mantendo e aguentando como pode em alguns sítios, ricos em espécies botânicas únicas e fauna rara, tão ricos que fazem parte da Rede Natura 2000, que são os sítios europeus com importância para a conservação de espécies animais e vegetais, coisa que ao que parece em Portugal de nada vale...

Para minha infelicidade, creio que as belas matas de carvalhos que aqui mostrarei, e alguns dos pontos mais importantes do ponto de vista da conservação da natureza, arderam todas, ou em grande parte, um mês depois de lá ter estado, durante os terríveis incêndios que assolaram a serra durante o mês de Agosto de 2006.


Sem comentários:

Enviar um comentário