A Serra do Caramulo está situada no concelho de Tondela, distrito de Viseu. É uma zona de montanha de origem granítica e xistosa. As urses e a carqueja predominam a sua flora.
A serra é povoada por aldeias com casas e espigueiros em granito típicos desta região. Tendo sido esta zona povoada por romanos, ainda se podem encontrar alguns vestígios dessa época, como os trilhos de pedra.
Pode apreciar os campos verdes e a beleza das árvores junto à água cristalina dos ribeiros que a atravessa por todos os lados e desfrutar da deslumbrante paisagem enquanto respira um ar realmente puro e saudável.
Visitar a Serra do Caramulo
Ver e fazer
Vale a pena visitar a Serra do Caramulo, não só pela natureza, mas também pelas aldeias típicas, o Museu de Caramulo, (automóveis e arte), os passeios pedestres temáticos e bem sinalizados e as olarias, entre outros.
Temos uma sugestão muito interessante para quem quer visitar e conhecer a Serra do Caramulo em apenas 1 dia. Ver:
Reserva Botânica de Cambarinho - Serra do Caramulo
A Reserva Botânica de Cambarinho na Serra do Caramulo
Na Reserva Botânica de Cambarinho situa-se a maior concentração de loendros (Rhododendron Ponticum) de Europa, que cobre de roxo 24 hectares. Torna-se palco de um exuberante espectáculo de cor, com os loendros floridos, uma das raras espécies de crescimento espontâneo sobreviventes da flora do período geológico do Terciário.
Embora sejam arbustos venenosos, vale a pena visitar entre Maio e Junho, altura do seu florescimento. Predominam áreas de mato, permanecendo no entanto zonas de pinhal, manchas de carvalhal, áreas agrícolas e lameiros.
Rhododendron Ponticum
Localização Cambarinho
A Reserva Botânica de Cambarinho fica situada na povoação de Cambarinho, freguesia de Campia, concelho de Vouzela, distrito de Viseu na vertente norte da Serra do Caramulo.
Esta reserva foi criada em 1971 e está sob a tutela do Instituto da Conservação da Natureza.
Sem comentários:
Enviar um comentário